Pipo e Fifi é um PREMIADO livro infantil que funciona como uma ferramenta de prevenção de violência sexual, explicando às crianças, a partir dos 3 anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. De forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo e a proteção.
Download gratuito
Neste livro, disponível para download gratuito, os personagens Fifi e Pipo ensinam o que é o Depoimento Especial, uma metodologia de escuta de depoimentos que tem o objetivo de evitar que as crianças e os adolescentes sejam revitimizados, ou seja, que tenham que recontar e reviver diversas vezes a violência que sofreram.
Teatro Pipo e Fifi
A peça de teatro Pipo e Fifi está rodando o Brasil todo! Para contratar a CIA Truks, entre em contato:
11 99952-8553
Guia para escolas e família
O que é a violência sexual cometida contra crianças e adolescentes, como prevenir, quais os comportamentos que sinalizam que a criança possa estar sofrendo algum tipo de abuso? Essas perguntas e muitas respostas estão no PDF que a Editora Caqui, junto ao Instituto Caqui, publicou em 2024.
MAIS DE 70% DAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL SÃO CRIANÇAS
De acordo com o Atlas da Violência 2018, estima-se que ocorram em torno de 500 mil casos de estupro por ano no Brasil. Cerca de 70% das vítimas são crianças e adolescentes. Mais de 80% dos abusos ocorreram até os 14 anos de idade, principalmente entre 5 e 14 anos. As meninas estão em risco muito maior de sofrer violência sexual do que os meninos. Elas representam 85% das vítimas. E 51% são negras.
Caroline Arcari é pedagoga, mestra em Educação Sexual pela UNESP e proprietária da Editora Caqui. É consultora na área de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes e já escreveu dezenas de livros infantis. Atualmente, é especialista parceira do Programa Encontro e apresentadora do Canal Futura.
A AUTORA
Isabela Santos é formada em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, trabalha na área de ilustração infanto-juvenil desde 2002. Ilustra revistas como: Atrevida, Decorar Mais por Menos, Atrevidinha, e também livros para as editoras FTD, Pitágoras, Zatti. Foi finalista no concurso de ilustração da Folha de São Paulo, categoria Infantil.