autoras e autores

CAROLINE ARCARI

Diretora, editora e escritora

Caroline Arcari é a fundadora da Editora Caqui, pedagoga e mestra em Educação Sexual pela UNESP.  Pesquisadora na área de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes,  é escritora do best seller PIPO E FIFI: ensinando proteção contra violência sexual. Sua atuação, suas obras e seus projetos já foram premiados pela UNICEF, FUNDAÇÃO ABRINQ, SAVE THE CHILDREN. Além disso, PIPO E FIFI recebeu prêmio internacional de melhor material didático de prevenção à violência sexual da Universidade do Minho - Portugal. Em 2014, essa mesma obra recebeu o prêmio de Direitos Humanos Neide Castanha. Em 2016, a mesma obra foi contemplada com a medalha Zilda Arns, cedida para iniciativas de cuidados com a primeira infância.  

Autora do premiado livro Pipo e Fifi: proteção contra violência sexual, Pipo e Fifi para bebês, Pipo e Fifi: o que é privacidade?, Como falar com as crianças sobre Nudez?, Gogô: de onde vêm os bebês?Que legal o abraço de Cacau, Joaqui em: sentir raiva é ruim?, Leleco, Pele e Quem disse?

JULIETA JACOB

Escritora e revisora

Julieta Jacob é jornalista, educadora sexual e mestra em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pesquisa na área de práticas pedagógicas de gênero e sexualidade em escolas públicas.  Atua na área da Educação Sexual desde 2011, quando fundou o blog Erosdita, que ganhou versões também no rádio e na televisão. Atualmente atua como palestrante na área da sexualidade humana além de ministrar cursos (presenciais e online) e oficinas para profissionais da rede de proteção com ênfase na prevenção da violência sexual. É autora do livro Tuca e Juba, sobre prevenção de violência sexual para adolescentes, que convida as garotas e os garotos a pensarem sobre consentimento, relacionamentos, auto-estima e sentimentos, utilizando a linguagem visual e digital da era da internet e redes sociais.

LU BICALHO

Ilustradora

Ilustradora, formada em Comunicação Social-Publicidade e Design Gráfico, arte educadora, muralista e, atualmente, compõe o staff da Inky Illustrations Agency, do Reino Unido. Já expôs seus trabalhos no Brasil e na Argentina, colaborou para revistas de ambos os países, ganhou o prêmio Puma Urban Art, de 2008, em Buenos Aires, publicou livros infantis em Portugal, para Porto Editora, no Brasil para Cia. Mafagafos e FTD Editora, e teve suas ilustrações estampadas em produtos na França. Clica aqui pra ver o trabalho da Lu.

jéssyka gomes

Ilustradora

Jéssyka Gomes é formada em Design de Produto e trabalha como ilustradora freelancer desde 2015. Escreveu e iilustrou alguns contos do livro Histórias Incríveis da Quarta Colônia, projeto que resgatou lendas e causos da Imigração Italiana no RS. Suas ilustrações já fizeram parte de diferentes mídias como livros didáticos, campanhas de publicidade e séries infantis. Ama contar histórias e explorar diferentes linguagens em suas criações. Seu trabalho tem inspiração no dia a dia e tudo que desperta sua criatividade

luiza de souza

Ilustradora

Assina como Ilustralu e ilustrou Tuca e Juba e o projeto de sexualidade positiva Clitóri-se.

RODRIGO ROMÃO XAVIER

Escritor

Rodrigo é psicólogo e mestre em Educação pela Heritage University - State of Washington.  É professor de literatura em uma escola pública de Pasco (Washington - EUA), onde mora atualmente. Escreve sobre competências sócio-emocionais, masculinidades positivas e é autor do livro Ilha das Lágrimas e Leleco.

ISABELA SANTOS

Ilustradora

Isabela Santos é formada em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais, trabalha na área de ilustração infanto-juvenil desde 2002. Ilustra revistas como: Atrevida, Decorar Mais por Menos, Atrevidinha, e também livros para as editoras FTD, Pitágoras, Zatti. Foi finalista no concurso de ilustração da Folha de São Paulo, categoria Infantil.

luciano ramos

Escritor

Luciano Ramos é Consultor Sênior de Programas e Projeto com experiência em educação em gênero e sexualidade, incluindo abordagem sobre masculinidades, paternidades e Saúde do Homem, atuando desde 2018 em projetos relacionados à estas temáticas junto ao Promundo no Brasil e outros países da América Latina. Luciano é especialista em Capacitações de profissionais do Terceiro Setor, Governos e Empresas nas temáticas supracitadas. Ele agrega experiências de advocacy por meio da participação enquanto Conselheiro dos Direitos da Criança e do Adolescente de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, entre 2012 e 2016 e da articulação do Movimento Nacional Pró-convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes. Luciano faz parte, voluntariamente, do grupo de gestão do Coletivo Pais Pretos Presentes. Ele possui especialização em Políticas Públicas para a infância pelo Núcleo Latino Americano da Universidade de Harvard.

Inês da fonseca

Ilustradora

Inês da Fonseca nasceu em Portugal, na cidade de Lisboa. Apaixonada pela expressão de emoções através da ilustração, o seu trabalho centra-se essencialmente no universo infantil, que faz por conjugar com as temáticas que mais lhe tocam, o amor e a família.
Pós-graduada em design pelo IADE Creative University, iniciou a sua carreira profissional como
diretora de arte na Ogilvy Lisboa, a que deu continuidade na McCann Londres, cidade onde
residiu durante cinco anos.
Hoje é ilustradora a tempo inteiro, trabalho que desempenha sem nunca esquecer as suas
origens, o que a faz afirmar: “A minha experiência leva-me a olhar sempre para um equilíbrio entre
ilustração, design e direção de arte.” A artista conta já com doze livros infantis publicados a nível
nacional e internacional - Portugal, Brasil, Reino Unido e EUA - e a presença em várias
exposições, com destaque para a exibição “Childhood Memories” na Gabriel Fine Arts, em
Londres, e no e Merc’art, em Lisboa.
www.inesdafonseca.com
@if_inesdafonseca

PAULA AYUMI

Ilustradora

Paula Ayumi é arquiteta e ilustradora. Atualmente mora no Japão e ilustrou os livros Que legal o abraço de Cacau e Joaquim em: sentir raiva é ruim?